Valorização Imobiliária do Residencial
O Residencial Jardim São Caetano composto por 141 residências, obteve nos últimos meses de 2010, uma Valorização Imobiliária importante e ostensiva das residências que o compõe, uma vez que vem atendendo à todas as exigências de mercado para tal resultado. As casas (todas em Estilo Georgiano Americano) e que compreendem em sua maioria, a metragem entre 157 e 187m atualmente possuem valor de venda que gira em torno de R$ 650 à R$ 750 mil. Leia abaixo todos os motivos que levaram a esta valorização.

A análise a seguir, apóia-se no tripé custo-qualidade-utilidade. E, por isso mesmo, não existem listas prontas, já que deve se pautada não só pelos aspectos objetivos, mas especialmente, pela realidade sócio-econômica do público ao qual determinado imóvel se destina.

Item 1) O quesito localização do imóvel tem sido tratado como o primordial no tipo de análise que envolve a Valorização Imobiliária. Ele serve para delimitar a região do imóvel que exige da infra-estrutura da região, tipo de vizinhança, vias de acesso, tendência de ocupação circunvizinha, condições de segurança e possibilidades de alterações futuras.

Item 2) Torna-se também imperativo avaliar, ainda, as vagas de garagem dispensáveis nos imóveis, item considerado dispensável em meados do século passado. Hoje, porém, ele é fundamental para uma faixa de alta renda, que precisa de um número igual ou superior a duas vagas por unidade.

Item 3) A estrutura social e de lazer de um condomínio, deve se adequar aos usos e necessidades dos usuários,  preferencialmente possuindo integração entre o salão de festas e a área de lazer, com espaços abertos, que permitem maior versatilidade em sua utilização.

Item 4) Já os fatores intrínsecos referem-se aos aspectos construtivos, que exercem influência direta sobre o valor da edificação, com destaque para a depreciação física e funcional. Deve ser objeto de análise, neste caso, o estado de conservação e existência de defeitos, condições das instalações, qualidade dos materiais utilizados e emprego de novas tecnologias.

Item 5) Cabe, ainda, uma observação de caráter geral, destinada aos proprietários que venham a fazer intervenções em um imóvel. Deve-se evitar totalmente alterações de cunho pessoal de qualquer natureza (instalação de ar condicionado sem autorização, adornos/ enfeites que modifiquem esteticamente as fachadas das residências, excesso de vasos nos jardins dianteiros, entre outras, e que portanto personalizam o local, privilegiando-se aquelas que melhorem sua funcionalidade, à luz das expectativas e demandas do mercado.


Residencial Jardim São Caetano X Avaliação dos Itens de Valorização Imobiliária  
Analisando o Item 1 – citado como sendo Primordial na Análise:

O Residencial Jardim São Caetano atende inteiramente ao quesito, pois está localizado muito próximo:

- Ao Instituto Mauá de Tecnologia - uma instituição socialmente responsável, dedicada ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica;

- A um Complexo Comercial que envolve, lojas de conveniência, de roupa infantil, de adultos e de banho; restaurantes árabe e japonês, hortifruti, posto de gasolina, lavanderia, entre outros;

- Às mansões do Jardim São Caetano que é considerado o bairro mais charmoso do Município de São Caetano do Sul e também muito próximo ao Primeiro Bairro Sustentável da Região do Grande ABC o Espaço Cerâmica* (vide nota ao final da página) é considerado o maior projeto de revitalização urbana do país, e vem sendo arquitetado por equipes multidisciplinares, inclusive internacionais, para o “work, live and play”, ou seja, moradia, trabalho e lazer – o ano de inauguração prevista do Complexo é 2014;

- À (04) quatro Parques Municipais: Parque Botânico e Escola Municipal de Ecologia Jânio da Silva Quadros, Espaço Verde Chico Mendes, Parque Catarina Scarparo D’Agostini e Parque Municipal São José (Bosque do Povo), sendo todos ótimos parques para passeios e que incluem: quiosques, lagos, grutas, fontes, árvores frutíferas, playgrounds, pista de cooper, campo de areia para futebol, lanchonete, pomar, mesas para jogos de dama e quadras esportivas;

- Ao Rodoanel  - Trecho Sul que tem 61,4 quilômetros de extensão, e que compreende desde o trevo da Régis Bittencourt até o prolongamento da Avenida Papa João XXIII, em Mauá, no ABC Paulista e que provocou um intenso movimento de especulação imobiliária.

Analisando o Item 2:

O Residencial Jardim São Caetano atende inteiramente ao quesito, pois as residências que compreendem entre 157 e 187m, possuem vagas para 3 carros pequenos em suas garagens individuais ou 2 automóveis médios/ grandes. Já as casas entre 314 e 344m abrigam até 6 veículos em suas respectivas garagens.

Analisando o Item 3:

O Residencial Jardim São Caetano atende inteiramente ao quesito, pois possui estrutura social e de lazer, tendo incluído em seu Plano Estratégico para 2010, a reforma do Salão de Festas para maior comodidade dos moradores e convidados( obra já realizada e concluída). Prevê também para este ano, a aprovação em assembléia, para o Projeto de Inovação e Tecnologia no Playground a ser finalizado e entregue em 2011.

Analisando o Item 4:

O Residencial Jardim São Caetano atende inteiramente ao quesito, pois no decorrer do ano de 2010 passou pela maior obra dentre todas as já realizadas no Residencial e que se constituiu da Recuperação e Revitalização Completa das Fachadas do Condomínio e respectivas residências. A obra está programada para finalização em dezembro próximo.

Analisando o Item 5:

O Residencial Jardim São Caetano atende inteiramente ao quesito, pois está buscando aprovação em assembléia para padronização de decoração, jardinagem e sinalização nas 4 ruas do residencial e que portanto, vem de acordo com o quesito que visa evitar total e completamente as alterações de cunho pessoal.

Parabéns a todos que vem continuamente trabalhando pela valorização de nosso patrimônio!

Para informações sobre disponibilidade para compra e venda dos respectivos imóveis, acesse aqui.


Espaço Cerâmica
Conforme citado acima, o Residencial Jardim São Caetano está muito próximo ao grande empreendimento imobiliário denominado Espaço Cerâmica. A notícia sobre o lançamento do projeto  ganhou repercussão na imprensa. No dia 15 de maio de 2010, a Gazeta Mercantil divulgou, com chamada na primeira página, o novo projeto da Sobloco e conferiu destaque aos 50 anos da empresa.

Com o título "Após a Riviera, Sobloco investe no ABC paulista", a matéria fala da trajetória da Sobloco, sobre sua realização maior que é a Riviera de São Lourenço, em Bertioga-SP e agora, seu mais novo projeto, fruto da experiência e expertise da empresa, o Espaço Cerâmica em São Caetano do Sul.

No mesmo dia, o Diário do Grande ABC também divulgou o lançamento do projeto, tão aguardado pela comunidade sancaetanense. O Espaço Cerâmica, empreendimento que a Sobloco está desenvolvendo em São Caetano do Sul, será o maior projeto de revitalização urbana do país.

A Sobloco está transformando o terreno de 300 mil m² da antiga Cerâmica São Caetano, em “state-of-the-art” do planejamento urbano. O projeto vem sendo arquitetado por equipes multidisciplinares, inclusive internacionais, para o “work, live and play”, ou seja, moradia, trabalho e lazer. O plano urbanístico prevê uma ocupação de uso misto, para abrigar construções residenciais (verticais e horizontais), comerciais e de lazer, destinando ainda uma grande área para um Shopping Center. O projeto, fortemente voltado para o pedestre, visa estimular uma maior interação social e a melhoria da qualidade de vida. Além disso, no plano, mais de 30 mil m² foram reservados para áreas verdes, praças e parques públicos. Esta será sem dúvida, uma comunidade muito mais saudável e vibrante. Um verdadeiro bairro sustentável.




VOLTAR TOPO






veja + notícias